Essa é uma revisão anterior do documento!
Este foi o maior sismo intraplaca sentido no Brasil desde 1955, superando o sismo de mb 5.5 ocorrido em Codajás (AM) em 1983. A magnitude medida pelo Centro de Sismologia da USP foi mb 5.6 e pelo U.S. Geological Survey Mw 5.7 (a margem de erro de cada magnitude é ± 0.1 a 0.2).
O tremor foi sentido em todo o estado de Roraima, e até em Manaus, como bem relatado pelos nossos sismonautas na plataforma Sentiu Aí?. Noticias indicam que foi percebido por muitas pessoas em Georgetown, capital da Guiana, e talvez tenha sido sentido até em Cayenne, capital da Guiana Francesa. Sismos dessa magnitude são geralmente sentidos a mais de 500 km de distância. Não há notícias de danos sérios a não ser pequenas trincas no chão e queda de uma parede de barro na região epicentral, área de baixa densidade populacional da Guiana.
Essa área na divisa Roraima/Guiana já teve sismos de magnitude 4.3 e 4.8 em 1964 e 1968, detectados por estações sismográficas da rede mundial (Fig. 1). Em Boa Vista também foram sentidos tremores em 1928 e em 1953, segundo o Boletim Sísmico Brasileiro, mas não há informações detalhadas. Ou seja, nesta região tremores de terra não são exatamente uma novidade.