Chile: o terremoto de 01-Abril-2014 de M 8.2

Às 20:46 (Hora de Brasília), um terremoto de magnitude 8.2 rompeu uma seção de 200km do contato entre as placas de Nazca e da América do Sul. Desta maneira, os tremores de março eram os "precursores" de um terremoto que preencheu parcialmente a lacuna do Norte do Chile de 1877.

A região norte do Chile continua sendo monitorada pelo Centro de Sismologia da USP, assim como por várias outras agências internacionais. A parte sul da "Lacuna de 1877" (região de ~200 km de extensão entre Iquique e a península de Mejillones continua intacta e ainda tem tensões acumuladas para provocar um outro grande terremoto de magnitude ~8. Seguiremos atentos ao desenvolvimento desta interessante sequência.

Atualização 03-Abril-2014 13:00 hrs

Aparentemente a sismicidade na região esta migrando para o sul. Ontem por volta das 23:43 hrs (hora de Brasília) ocorreu um novo terremoto de magnitude 7.6. Desta vez o evento rompeu uma secção mais profunda da interface de contato entre as duas placas e foi localizado aproximadamente 20 km ao sul da cidade de Iquique.

As réplicas deste novo evento estão ocorrendo para o sul da região, até a latitude 20.9°S. Caso a migração da sismicidade continue para o sul, é possível que um novo terremoto M~8.2 ou maior consiga romper a parte sul da lacuna sísmica de 1877, compreendida entre a cidade de Iquique e a Península de Mejillones (lat. ~22.5°S).

Os seguintes relatórios estão disponíveis para este informe:
chile_destaque final