Como obter acesso aos dados

Dados Disponíveis

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo mantém a parte Sul e Sudeste da Rede Sismográfica Brasileira em conjunto com outros experimentos sismológicos temporários e mesmo conduz estudos regionais de sismicidade. O Centro é responsável pela aquisição, curadoria e disseminação dos dados de forma de onda das redes sismográficas de códigos internacionais BL e BR e a partir destes dados atualiza e distribui o Boletim Sísmico Brasileiro (BSB) e seus subprodutos.

Estão disponíveis os seguintes tipos de dados:

Disponibilidade

A maior parte dos dados armazenados estão abertos. Estações com transmissão de dados em tempo-real abertas podem ser obtidas assim que o dado chega no centro, com um atraso de até 30 segundos. Dados arquivados podem ser obtidos através de um dos diversos sistemas padrões em sismologia que o centro disponibiliza.

Dados em tempo-real são obtidos pelo SeedLink, dados arquivados via ArcLink ou WebServices (padrão FDSNws). Para descobrir quais estações são disponíveis a partir desses serviços você pode consultar a nossa interface de metadados ou mesmo, buscar por metadados a partir da interface de requisição de metadados.

Serviço Endereço[:porta] Finalidade
SeedLink seisrequest.iag.usp.br:18000 Requisição de dados em tempo real via protocolo SeedLink.
ArcLink seisrequest.iag.usp.br:18001 Requisição de dados arquivados via protocolo ArcLink.
 
FDSNws Catálogo http://www.moho.iag.usp.br/fdsnws/ Requisição de dados paramétricos.
  http://www.moho.iag.usp.br/fdsnws/event/1/ Catálogo Sísmico.
  http://www.moho.iag.usp.br/fdsnws/station/1/ Metadados referentes aos dados paramétricos fornecidos no catálogo sísmico.
 
FDSNws Dados http://seisrequest.iag.usp.br/fdsnws/ Requisição de dados arquivados.
  http://seisrequest.iag.usp.br/fdsnws/dataselect/1/ Dados arquivados em miniSeed.
  http://seisrequest.iag.usp.br/fdsnws/station/1/ Metadados referente aos dados arquivados.